O Ensino De Ciências Naturais Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental


st1:*{behavior:url(#ieooui) }

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0pt 5.4pt 0pt 5.4pt; mso-para-margin:0pt; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

O Ensino De Ciências Naturais Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

 

 


st1:*{behavior:url(#ieooui) }

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0pt 5.4pt 0pt 5.4pt; mso-para-margin:0pt; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

Dentro de uma perspectiva de abrir espaço neste Blog para a divulgação dos projetos de Estágio das alunas do oitavo período do curso de Pedagogia/2008, UFG-Catalão, estamos publicando aqui (resumo elaborado no começo de novembro de 2008) o trabalho de:

 

 

Juliana Ferreira SantosGraduanda de Pedagogia-CAC/UFG

Françoise de MesquitaProfessora Orientadora

 

 

Palavras-chave: Ciências Naturais, Ensino-aprendizagem, Aprendizagem Significativa.

 

foto-juliana-ferreira-santos.jpg

A importância do ensino de Ciências é reconhecida por pesquisadores da área, em todo o mundo e há uma concordância relativa à inclusão de temas relacionados à Ciência e à Tecnologia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  Apesar da convergência de opiniões e de sua incorporação pelas propostas curriculares e planejamentos escolares, ainda, hoje em dia, o aluno sai da escola com conhecimentos científicos insuficientes para compreender o mundo que a cerca.

 

Diante de tal fato, podem ser formuladas questões como: Qual é, afinal, a importância dos conhecimentos científicos para a vida do aluno? Quais aspectos devem ser enfatizados ao se ensinar Ciências Naturais? Quais as demandas da sociedade em decorrência do desenvolvimento científico e tecnológico? Como as pessoas e as escolas deveriam agir perante o amplo desenvolvimento da ciência e da técnica?

 

Considerando que a Ciência e a Tecnologia desempenham um papel importante na escola elementar, em 1983, a UNESCO apresentou algumas justificativas para a inclusão desses temas nos currículos escolares, sendo que algumas delas propõem que o ensino de Ciências, pode ajudar o aluno a pensar de maneira lógica sobre os fatos cotidianos e a resolver problemas práticos simples.  As ciências e a tecnologia são atividades socialmente úteis, que esperamos sejam familiares às crianças. Dado que o mundo tende a orientar-se cada vez mais num sentido científico e tecnológico, desta forma é importante que os futuros cidadãos se preparem para viver nele. (UNESCO apud HARLEN, 1994, p. 28-29).

 

Segundo Fracalanza (1986 pp. 26-27),

 

O ensino de ciências nos anos iniciais, entre outros aspectos, deve contribuir para o domínio das técnicas de leitura e escrita; permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas; possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e dos mecanismos de produção e apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos; garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional e local.

 

Ainda de acordo com Fracalanza (1986), O ensino de Ciências nos Anos Iniciais deve propiciar a todos os alunos, futuros cidadãos, os conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento de capacidades necessárias para se orientarem nesta sociedade complexa, compreendendo o que se passa a sua volta, aprendendo a tomar posição diante das situações.

 

Ademais, é no âmbito dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que a criança aprimora, constrói e reconstrói seus conceitos e apreende de modo significativo sobre o ambiente que a rodeia, através da apropriação e compreensão dos significados apresentados no processo de ensino das Ciências Naturais.

 

Logo, o professor tem que trabalhar estas questões, respeitando a faixa etária, o ritmo e o estilo de aprendizagem do aluno. Por isso é que no processo de formação do professor, as práticas de estágio constituem o campo de conhecimento que promovem a interação entre os cursos de formação profissional (estagiários da área de pedagogia) e o campo social no qual serão desenvolvidas as práticas educativas (escola-campo). Tais práticas são problematizadas em nosso projeto intitulado “O Ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, que está em fase de implementação em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Catalão, com um grupo de 22 alunos freqüentes, com média de idade entre 6 e 8 anos. 

 

O projeto tem como objetivo geral, despertar a motivação e interesse dos alunos, acerca dos conteúdos e conhecimentos da disciplina de Ciências, mostrando a eles os fenômenos naturais relacionados ao seu cotidiano, trabalhando a partir dos cinco sentidos do Ser Humano. Quanto aos objetivos específicos, propomos estimular a criatividade, a construção do raciocínio lógico e a coordenação motora; proporcionar aos alunos, através das atividades propostas, a oportunidade de perceberem a importância da função de cada órgão dos sentidos, através dos fenômenos relacionados ao corpo humano de forma efetiva, lúdica e significativa para a vida.

 

A metodologia utilizada é focada na realização de jogos, exercícios práticos, atividades pedagógicas e lúdicas, que visam despertar nos alunos o interesse pelas aulas de Ciências, favorecendo o processo de alfabetização e o desenvolvimento dos alunos.  Ao trabalharmos os sentidos, contribuímos para o desenvolvimento da percepção sobre o próprio corpo e sobre o que o aluno é capaz de reconhecer a partir dos cinco elementos básicos que compõem esse sentir o mundo que nos cerca. Nas aulas também são trabalhadas a leitura, dramatização, produção de textos e vivências para experimentações dos cinco sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão).

 

Como recursos didáticos, utilizamos para trabalhar sobre a visão: o caleidoscópio, o livro de literatura infantil Feito Bicho, (BRIOSCHI, Gabriela 2001); Na abordagem sobre a audição: CD (Reick), materiais diversos para confecção de chocalhos na latinha de refrigerante (areia, pedras, moedas, etc.), papel de seda colorido para os alunos reproduzirem o som de um carro de corrida. Na terceira aula foi utilizado o incenso, caixa de cheiros, contendo saches com: erva – doce, café, canela, cravo, etc., para que os alunos percebessem diferentes tipos de cheiro, inclusive buscando sentir e identificar os cheiros, presentes na sala de aula.

 

Ainda serão ministradas, posteriormente, mais duas aulas com os temas: tato e paladar. Será utilizado, como recurso didático, a caixa de sensações (com objetos de diversas formas, tamanhos, espessuras e texturas) para trabalharmos, de modo interdisciplinar, as formas, tamanhos e quantidades.  Serão utilizadas, frutas variadas para trabalhar os sabores tais como azedo, amargo, doce e salgado, etc., e também a partir das frutas, exploraremos o cheiro, a textura, formato, peso. Ao final desta aula faremos junto com as crianças, uma salada de frutas para degustarmos. 

 

O projeto ainda está em fase de execução, mas já podemos avaliar os resultados parciais obtidos, como satisfatórios. A partir da observação dos alunos, percebemos termos atingido alguns objetivos como o de despertar o interesse, a motivação dos alunos pelas aulas de Ciências.

 

A partir do presente trabalho, pretendemos fazer uma reflexão sobre os saberes e práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, discutindo teorias que podem sustentá-las, melhorá-las, enriquecê-las, qualificá-las. Enfim, que nos sirvam de parâmetros no ato de ensinar, no momento de escolher os conteúdos, definir estratégias, organizar as aulas práticas. Desta forma, buscaremos meios que contribuam para tornar a aprendizagem verdadeiramente significativa na vida dos alunos.

 

REFERÊNCIAS

 

FRANCALANZA, Hilário. O Ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1986.

HARLEN, Wynne. Ensino e Aprendizagem das Ciências. Madri/Esp. Norata, 1989.

 BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, 1997.


*Texto Original publicado em TARTUCI, Dulcéria (org). Estágio e docência: formação, valorização e construção da identidade. VIII Reunião anual da Didática e Prática de Ensino. Universidade Federal de Goiás – Campus de Catalão. ISBN: 978-85-60711-23-9

Esse post foi publicado em Aprendizagem Significativa, catalão, Ciências Naturais, Ensino aprendizagem, Estagio, ufg. Bookmark o link permanente.

18 respostas para O Ensino De Ciências Naturais Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

  1. Valéria Maria de Araujo disse:

    Os conteudos puplicados são bem esclerecedores e me auxiliam muito em meu curso de pedagogia.Continuem com este trabalho. Parabens a todos.

  2. Luene disse:

    Gostei muito do tema ciências…e era exatamente o que eu estava procurando para concluir minha pesquisa acadêmica!!

    Felicidades e muito sucesso pedagoga!!

    =)

  3. Luanna disse:

    Ola… gostaria de saber o que e exatamente ciencias naturais??
    porque vou fazeer uma prova dia 29/11/09
    esobre esse tema.. e n estou encontrando exatamente o que… ler..
    vc pode me ajudar ?obrigada

  4. Juliana Ferreira disse:

    Olá, Valeria e Luene, quero agradecer a vocês pelo comentario e dizer que fico muito feliz por saber que o nosso trabalho pode contribuir para a pesquisa de vocês.
    Obrigada

  5. Juliana Ferreira disse:

    Olá Luanna,me envia seu e-mail que te passarei alguns artigos que li, quem sabe poderam contribuir nos seus estudos, terei o maior prazer em te ajudar
    O meu e-mail e juju_santos12@yahoo.com.br
    Um abraço.

  6. genilda garcia machado disse:

    gostaria de saber o que é axatamente ciencas naturais, para a prova do dia 29, 11, 09 nao estou achando o que ler,se poder me ajudar agradeço, obrigada.

  7. Juliana Ferreira disse:

    Oi Genilda.Estarei te enviando alguns artigos que eu li.Quem sabe poderão te ajudar no seus estudos para a prova.

  8. Sandra Eliane disse:

    Gostei mt deste espaço aberto para acrescentar conhecimentos que auxiliem na caminhada dentro da educação. Sou professora do curso formação de professores na área de ciências, e gostaria de adquirir material sobre o ensino de ciências naturais na educação infantil. Tenho pouca coisa. Me ajude! Desdejá agradeço.

  9. jessica disse:

    oi
    gostei muito do seu estudo e pretendo utilizar algumas informações desse para complementar o que estou fazendo.

  10. Jesus Prestes disse:

    Olá! Desejo contar com sua ajuda, farei um concurso para professor do ensino fundamental.
    Então preciso de artigos de Ciências Naturais, ficarei agradecido se puder me enviar artigos da matéria de ciências.

    Certo de seus prontos atendimentos, subscrevo-me

    Abraços Fraternos

  11. sidaria disse:

    por favor quero que me ajude , com ciencias porque a professora perguntou o que eu entendia sobre ciencias naturais:Ç mais eu nao sei de nada, porque onde eu estudava as aulas de ciencias eram diferentes, e aqui em manus e bem mais dificil… eu ja estou com dor de cabeça e preciso da sua ajuda, responda_me por favor, ficarei grata. by__ sidaria gomes

  12. Juliana disse:

    Oi Sidaria , me passa seu email que eu te envio alguns textos que li.

  13. rosilene disse:

    gostaria de receber alguns artigos sobre ciencias naturais ficaria agradecida c pudesse me enviar alguns. Iria me ajudar muito com a pesquisa q estou fazendo.Desde ja lhe agradeço

  14. é bom existir tais ferramentas para as nossas pesquisas estou satisfeita! obrigado e parabéns!

  15. VICENTE disse:

    Boa Noite,

    vi seu comentarios sobre ciêncas naturáis
    no blog.pergunto se tem mterial para sugerir,
    farei concurso mas desconheço algumas,e tenho pouco tempo. para 1° e segundo grau.
    agradeço
    vicente

  16. quero ajudo para fazer meus trabalho disse:

    contruindo cladograma outros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s