Literatura Infantil E O Desenvolvimento Da Linguagem Oral E Escrita De Crianças


st1:*{behavior:url(#ieooui) }

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0pt 5.4pt 0pt 5.4pt; mso-para-margin:0pt; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

As Contribuições Da Literatura Infantil Para O Desenvolvimento Da Linguagem Oral E Escrita De Crianças Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental*

 

Dentro de uma perspectiva de abrir espaço neste Blog para a divulgação dos projetos de Estágio das alunas do oitavo período do curso de Pedagogia/2008, UFG-Catalão, estamos publicando aqui o trabalho de:

 

Lázara Maria dos Reis (lazaramr@hotmail.com,)- graduanda de pedagogia – CAC

Maria Izabel de Souza (belzitasouza@hotmail.com)- graduanda de pedagogia – CAC

Kátia Silene Silva – profª. orientadora

 

Palavras-chave: Linguagem, Literatura, Educação, Criança

 

INTRODUÇÃO

 

churrasco-na-elaine-143.jpg

As disciplinas Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental III e IV compõem a grade curricular do VII e VIII períodos do curso de Pedagogia que nos leva a estagiar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, já que no ano anterior desenvolvemos um projeto na Educação Infantil, no momento que cursávamos o V e o VI períodos de Pedagogia.

 

O estágio é identificado como a parte prática dos cursos de formação de profissionais, por isso tem-se a necessidade de desenvolver um estágio teórico-prático com uma atitude investigativa e reflexiva, envolvendo a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade.

 

Realizamos esse estágio numa turma de 2º ano de uma escola da rede pública estadual, durante as terças-feiras no período vespertino. No primeiro semestre desse ano fizemos observações e registros em um diário de campo para elaborar um projeto de ensino. Procuramos no desenvolver, observar os problemas mais freqüentes que as educadoras enfrentam e ao mesmo tempo fizemos uma reflexão sobre as ações das educadoras dessa instituição.

 

A partir das observações, buscamos com esse projeto trabalhar a linguagem oral e escrita com o intuito de proporcionar momentos que os levassem a um envolvimento maior com o livro literário de forma criativa e prazerosa, dessa maneira contribuir para uma formação mais ampla.

 

Acreditamos que as narrativas despertam os interesses das crianças, visto que essa atividade proporciona prazer, pois a criança que gosta muito de ouvir histórias e se é estimulada, vê satisfeitas suas fantasias, desejará também ler sozinha na busca de satisfazer sua curiosidade.

 

Para Saraiva (2001), as narrativas infantis abrangem várias espécies literárias e podem constituir-se cada uma em objeto de leitura para as crianças em processo de desenvolvimento. Desse modo, pensamos que através das diversas histórias contadas interagindo com as crianças, contribuímos para o sucesso das mesmas no processo de constituição da linguagem oral e escrita.

 

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997), o papel do professor e da escola é formar alunos críticos habituados com a leitura, isso através do incentivo a leitura diária e de um contato com todos os tipos de textos. Contar histórias para crianças sempre expressou um ato de linguagem, representação simbólica do real direcionado para a aquisição de modelos lingüísticos. No entanto, a escola muitas vezes, ao invés de se constituir em um local apto para despertar no leitor o gosto e o prazer pelo hábito de ler textos literários, acaba por reduzir ou até mesmo eliminar a leitura lúdica das crianças que estão em fase inicial de escolarização.

 

Desse modo, o presente projeto tem como objetivo principal proporcionar atividades que contribuam para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças dos Anos Iniciais, visando problematizar em que medida as narrativas favorecem o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dessas crianças. Por isso, pretendemos desenvolver atividades que possibilite momentos de interação social entre as crianças e estimule a habilidade de narrativas, desenvolva a criatividade e a percepção auditiva e desperte nas crianças o gosto pela leitura, aproximando-as ao hábito de ler e que possa proporcionar participação ativa com perguntas e interpretações orais da história.

 

METODOLOGIA

 

Para desenvolvermos esse trabalho, com a intenção de tornar as atividades mais atrativas e ao mesmo tempo enriquecedoras para a aprendizagem das crianças, utilizamos vários recursos para a narração das histórias como: fantoches, montagem de painel, dobraduras, quebra-cabeças, colagem de gravuras, confecção de materiais, peças teatrais, produção oral e escrita, criação de desenhos, além de outros.

 

A elaboração do projeto seguiu etapas previamente estabelecidas, primeiramente selecionamos alguns livros de literatura infantil, em seguida discutimos com as crianças a respeito do desenvolvimento do projeto, e com elas divididas em grupos, pedimos para cada grupo escolher um livro considerado por elas interessante, para depois ser trabalhado a cada aula durante o desenvolvimento do projeto.

 

A partir desses livros planejamos as aulas, interdisciplinando com as outras áreas de conhecimento e fazendo um rodízio para que as crianças pudessem levar os livros para serem lidos em casa. Já que, conforme explícito nos PCNs (1997), formar leitores é algo que requer condições favoráveis para a prática de leitura.

 

CONCLUSÃO

 

Mediante a realização do projeto podemos concluir que o estágio foi de grande importância para nossa formação, pois é o contato com a realidade da escola e da sala de aula, que possibilita problematizá-la, uma vez que esse espaço permite vivenciar a situação de ensino como uma experiência significativa no processo de aprender a ser professor, permeado por uma visão de unidade teórica-prática, ou seja, a teoria é indissolúvel da prática.

 

A escola deve promover um sentido à criança, assim como seu aprendizado, deve ser um espaço onde a criança tem autonomia para agir, discutir, decidir, realizar e avaliar suas práticas ajudando a construir o seu próprio aprendizado. Por isso cabe ao professor oferecer um espaço que contribua para que a aprendizagem do aluno seja mais eficaz. Nessa perspectiva, durante a implementação do projeto, procuramos valorizar o conhecimento de cada criança, para alcançar de forma mais abrangente nossos objetivos.

 

Para trabalharmos nessa perspectiva, é necessário compreendermos a superação da fragmentação entre teoria e prática a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade, Pimenta e Lima (2004).

 

Podemos perceber que a leitura literária é sem dúvida uma proposta enriquecedora do conhecimento, pois a partir de atividades como esta, é possível contribuir de forma mais ampla para desenvolver a linguagem oral e escrita. Percebemos isso durante o momento em que contávamos histórias para as crianças, elas se mostraram ávidas, curiosas, penetravam na história fazendo perguntas, relacionando as histórias com assuntos pertencentes ao seu cotidiano, etc.

 

REFERÊNCIAS

 

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. S. P.: Scipione, 1989.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Língua

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Mª Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SARAIVA, Juracy Asman (org). Literatura e Alfabetização. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2001.

Portuguesa. MEC Brasília, 1997.

 

*Texto Original publicado em TARTUCI, Dulcéria (org). Estágio e docência: formação, valorização e construção da identidade. VIII Reunião anual da Didática e Prática de Ensino. Universidade Federal de Goiás – Campus de Catalão. ISBN: 978-85-60711-23-9

About these ads
Esse post foi publicado em catalão, criança, educação, Estagio, Linguagem, Literatura, ufg. Bookmark o link permanente.

27 respostas para Literatura Infantil E O Desenvolvimento Da Linguagem Oral E Escrita De Crianças

  1. Pingback: pedagogia » Blog Archive » Literatura Infantil E O Desenvolvimento Da Linguagem Oral E Escrita De Crianças

  2. Pingback: metodologia » Blog Archive » Literatura Infantil E O Desenvolvimento Da Linguagem Oral E Escrita De Crianças

  3. wdson justiniano silva disse:

    Bom dia. Sou psicologo, trabalho numa escola de periferia, onde droga, desmprego, carencia, violencia, gravidez nao planejada fazem parte do cotidiano. Procuro desenvolver um trabralho interdisciplinar envolvendo toda escola e familiares. Temos um grande nº de alunos defeciencia grave de leitura e escritaç. Estamos procurando caminhos na luta contra formação de alunos funcionais. os Sr(a)s, podem nos ajudar? Queremos melhorar a leitura e escrita dos alunos na tentativa de proporcinar-lhes uma chance de tornarem-se cidadãos com dignidade. Obrigado. Senador Guiomard – Acre.

  4. wdson justiniano silva disse:

    correção deficiência, escrita.

  5. Wolney disse:

    Olá Wdson,

    Eu encaminhei seu pedido às minhas alunas e colega de trabalho que as orientou no Estágio, professora Katia Silene. Espero que elas possam te ajudar.

    Abraço,
    Wolney

  6. maria isabel disse:

    ola wdsom em primeiro lugar queremos agradecer a vc por ter feito comentario sobre nosso trabalho,e queremoas dizer que estamos a disposiçao para ajuda-lo no que for possivel para que vc possa estar desenvolvendo um trabalho de qualidade atraves de linguagem oral e escrita,que para nos tem grande importancia na vida das crianças,queremos tambem parabeniza-lo por seu trabalho. um abraço e pode contar conosco.

  7. Ana Paula disse:

    Gostaria que voçês me ajudassem, preciso entregar um projeto para o meu curso de Pedagogia,eu escolhi o tema A linguagem Oral e EScrita na Educação Infanti.Não tenho muita ou melhor nenhuma noção de como fazê-lo, também não posso contar muito com o professor ,pois só tenho aula uma vez por semana.
    Se puderem me ajudar ficarei muito agradecida.

  8. Wolney disse:

    Ana Paula, eu passei seu pedido para as responsáveis pelo post.

    Wolney

  9. Regina Mara Carvalho Ferreira Cantizane disse:

    Gostaria que voçês me ajudassem, preciso entregar um artigo científico para o meu curso de Pedagogia,eu escolhi o tema A linguagem Oral e Escrita nos iniciais.Não tenho muita ou melhor nenhuma noção de como fazê-lo, também não posso contar muito com o professor ,pois só tenho aula uma vez por semana.
    Se puderem me ajudar ficarei muito agradecida

    Abraços. Regina

  10. Wolney disse:

    Olá Regina,

    Eu encaminhei seu pedido às minhas alunas e colega de trabalho que as orientou no Estágio, professora Katia Silene. Boa sorte!

    Abraço,
    Wolney

  11. Lígia Vieira disse:

    olá!
    bom dia!
    Preciso de um projeto de intervenção, para o PRIMEIRO ano do ensino fund. o tema é literatura ( aluno leitor), deverá conter as competências e habilidades contidas na matriz curricular.
    obs: se possível, enviar para o meu e-mail.
    Obrigada
    Lígia

  12. Renata Marques disse:

    Olá,achei muito interessante o trabalho de vcs.Mas gostaria de pedir algumas sugestões,vou precisar apresentar um seminário sobre desenvolvimento da linguagem de 5 a 7 anos,por favor me ajudem,qualquer sugestão será bem vinda…Um abração.

  13. Lígia Vieira disse:

    Oi!
    Estou terminando a faculdade de pedagogia e preciso de cursos de extensão para completar a carga horária exigida. Se alguém souber de seminários, fóruns, palestras ou algo que receba certificado ligado a pedagogia,em Maceió/ Alagoas envia pra mim, por favor.
    Agradecida
    Lígia

  14. daniela anjos disse:

    ola gostaria de uma ajuda pois estou escrevendo o meu tcc sobre literatura infantil, mas estou com dificuldade em achar materiais sobre o historico da literatura infantil
    se vcs tiverem alguma dica peço que m enviem grata daniela anjos

  15. Lazara Maria dos Reis disse:

    Ola, aqui estão algumas bibliografias que utilizei para minha pesquisa e que podera ser util para voce.
    AGUIAR,Vera Teixeira de. A história social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1978.
    YUNES, Eliane e PONDÉ,Glória. Leituras e leituras da literatura infantil. São Paulo: Ed.FTD,1989.

  16. Eliomar disse:

    segue um material que encontrei, espero que sirva, segue também um outro em seguida em PDF. É mesmo do jeito que estávamos pensando, como a criança pode adquirir a percepção de escrita por meio de atividades.
    Eliomar

  17. Tamires disse:

    Olá. Sou estudante do curso de pedagogia da FURG-RS, e estou iniciando meu projeto de TCC. o tema que escolhi é a importancia da literatura infantil, o qual meu professor disse ser um tema muito amplo. Quando recebi essa orinetação achei que fosse bobagem, porém, agora não encontro bibliografias para subsidiar tal tema.
    Gostaria que se possivel me dessem alguma orientação ou auxilio.
    Grata… Tamires

  18. Nivânia disse:

    Olá!

    Boa tarde!

    Preciso de um modelo de um arquivo científico com
    o título (produção e escrita).Pois terminei o meu curso de Língua Portuguesa,e preciso fazer o trabalho final.E não encontrei nada que preciso.
    obs: se possível, enviar para o meu e-mail.
    Obrigada.
    Será de grande utilidade.

  19. leila disse:

    Olá li o projeto,gostei muito,Estou fazendo um projeto na faculdade.Gostaria de saber qual o nome da escola que vocês fizeram?Grata

  20. Janaina disse:

    Olá vou começar em 2011 o ultimo ano de pedagogia, e gostaria de algumas indicações de livros para eu ir lendo já este ano, farei meu tcc sobre a importância da literaturaInfantil nas séries iniciais.

    Abraços
    Janaina

  21. Maria aparecida disse:

    Vou fazer um projeto de pesquisa.”Tema” Ensino e Aprendizagem e o sobre título é Alfabetização na educação infantil.você tem idéia onde irei encontrar livros falando sobre o meu tem? abrços

  22. Maria aparecida disse:

    Vou fazer um projeto de pesquisa.”Tema” Ensino e Aprendizagem e o sobre título é Alfabetização na educação infantil.você tem idéia onde irei encontrar livros falando sobre o meu tema? abrços

  23. Camilo Bernardo disse:

    Ola Pessoal! li o vosso projecto e gostei muito. Eu sou docente em um Instituto superior ca em Mocambique-Maputo e neste semestre irei trabalhar com uma disciplina chamada literuta infantil na educacao de infancia. Eu sei que ai no Brazil e Portugal estao um pouco mais avancados em materias de pesquisas em diferentes areas educacionais, por isso gostaria que se podessem enviassem sugestoes de obras que posso usa-las na leccionacao, e tambem se possivel sites onde possa comprar ou livros em formato electronico.
    Estou tambem a desenvolver um projecto chamado Oficina de artes com criancas e esta sendo um sucesso, por isso a vossa ajuda pode fazer diferenca na melhoria das formas de atendimento aos estudantes e criancas ca em Mocambique.
    Um abraco

  24. dedma silva disse:

    Olá boa tarde,me chamo dedma e estou no 6 periodo de pedagogia e estou com dificuldade para encontrar material para desenvolver meu projeto de pesquisa quero saber se pode me indicar aiguns livros e me enviar algum material,meu tema é a importancia da literatura infantil nas séries iniciais. Desde já obrigada

  25. Rosangela Barbosa disse:

    Olá meninas, estou no 5º semestre de Pedagogia e já estou começando a focar o tema do meu TCC. E escolhi Literatura Infantil.
    Gostaria de sugestões de site de autores que falam sobre o tema. Beijos.

  26. guilherme disse:

    preciso fazer a fundamentacao teorica e quero um roteiro nao sei como comecar meu tema e A literatura infantil como intrumento na leitura e escrita.

  27. Ola gostaria que vocês me ajudassem, pois preciso entregar um ARTIGO para minha pós graduação em educaçao infantil/ letramento. Eu escolhi o tema: A LEITURA NAS SERIES INICIAIS. Nao tenho noçao de como fazê-lo, envia pra mim por favor. GRADECIDA ,Jaqueline.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s