Senado Aprova 14º Salário Para Professor


/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

Senado Aprova 14º Salário Para Professor

 

Segundo o site do Senado Federal, “A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou proposta de criação do décimo-quarto salário para professores de educação básica, lotados em escolas públicas dos Estados, DF e municípios, em sua reunião desta terça-feira (10). O texto é autorizativo em relação ao Poder Executivo”.

 

Lembrei-me de uma história: quando era adolescente, o meu pai sonhava que eu fizesse um concurso no Banco do Brasil. Apostava que o fato de eu ser estudioso poderia me dar uma carreira no emprego público. Acho que ele conseguiu realizar o sonho dele, mas o emprego foi conseguido não no Banco do Brasil, mas na Universidade Pública.

 

Bom, para que eu conseguisse ser aprovado naqueles concursos, tão concorridos do fim dos anos 1970, ele me matriculou num desses cursinhos de preparação para os concorrentes. Lembro-me de uma aula onde o professor falou algo assim: enquanto no Brasil os políticos fazem as leis, muitos brasileiros já estão estudando a forma de burlar as novas leis.

 

Não sei por que me ocorreu esta história quando li esta notícia da aprovação do décimo quarto salário para professor da Escola Pública dos Estados e Municípios. Estou na educação há 25 anos e a coisa que mais escuto é que regras praticadas nas empresas não dão certo nas escolas públicas. Talvez o problema disso seja querer aplicar DA MESMA FORMA essas regras. Mas não tenho certeza disso, pois não entendo tanto assim para poder opinar.

 

Porém, eu não gosto da idéia de um 14º salário baseado na elevação do “Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) do estabelecimento educacional em pelo menos 50%, durante o ano letivo”. Como eu disse, talvez até possa usar a idéia do incentivo (produtivo) para o professor, mas restringir isto a um 14º salário soa como marketing, ou pura propaganda. Ora, por que não instituir carreiras mais adequadas, tanto do ponto de vista da qualidade do trabalho, quanto financeiro, para os professores de Escolas públicas?

 

O professor precisa é de uma recompensa ou de reconhecimento para o seu trabalho? Não é difícil pensar que um 14º salário é mais “barato” para os governos. Talvez seja este o grande problema, qual seja, continuar fazendo da educação uma mercadoria, tal qual a panela da cozinha, o aparelho de televisão, a roupa que vestimos, a casa, que não temos, a saúde, que é pouca… […]

About these ads
Esse post foi publicado em 14º, décimo, Notícias, professor, quarto, salário, senado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Senado Aprova 14º Salário Para Professor

  1. Marly Monteiro de Souza disse:

    Realmente, eles pretende com isso almentar o idb, mas infelizmente isso pode ter uma conotaçao negativa,fazendo com que aumente o indece de aprovação mesmo que o aluno não tenha condiçoes de passar de ano, afinal qual professor vai querer ficar sem receber esse recurso a mais no final do ano!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s