Você Se Lembra Do Início Dos Seus Sonhos?



/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

Você Se Lembra Do Início Dos Seus Sonhos?

 

Esta pergunta “Você se lembra do início dos seus sonhos?” é uma chave para o expectador, bem como os personagens, poderem identificar se a cena está no sonho ou fora dele, na presumível realidade.

 

Trata-se do filme “A Origem”, dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Leonardo DiCaprio e grande elenco. O filme, em si, é um sonho. Nas mais de duas horas concentrado na telinha, fiquei com o peito apertado, acompanhando as imagens que iam rolando, misturando o tempo e espaço, mergulhando nas memórias, projeções e sonhos alheios.

 

Nolan, o diretor, que já dirigiu “Batman – O Cavaleiro das trevas”, dirigiu também “Amnésia”, outro filme surpreendente, por utilizar a linguagem cinematográfica para enveredar por entre as armadilhas da memória.

 

Em “A Origem”, o personagem de DiCaprio é um ladrão que se propõe a entrar no sonho alheio e roubar informações que pressupostamente na vida real seria inconcebível.

 

Além de nos deixar tensos, pois foi assim que eu me senti, como se estivesse no interior de um sonho que não tinha fim, o filme interroga nossas possibilidades de utilização do cérebro. Afinal, se não sabemos identificar o início dos sonhos, pois parece que quando os lembramos, estamos sempre no meio deles, o que é a realidade? Ela existe? De que forma? Como ela se diferencia do sonho?

 

O final surpreendente e misterioso, que não irei dizer aqui, certamente, é, em minha opinião, uma aclamação à sétima arte, ao olhar cuidadoso que o cineasta permite o telespectador ver. O mundo é um sonho? Talvez o mundo do cinema sim, com todas as suas conseqüências. Já a realidade, bom, é melhor o leitor se manifestar por conta própria.

About these ads
Esse post foi publicado em a origem, Christopher Nolan, Cinema, filme, Leonardo DiCaprio, sonho. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Você Se Lembra Do Início Dos Seus Sonhos?

  1. Moniquenickinha disse:

    eu nunca pensei em me lembrar do início do meu sonho mais agora fazendo uma nova reflexão só me lembro do que já está acontecendo….
    Legall seu post prof.
    beijoss

  2. waldenir de lima junior disse:

    O meu sono é muito pesado, acho que por esse motivo eu sonho e nem me lembro de ter sonhado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s