A Tecnologia em jogos digitais e seus benefícios na Reabilitação Cognitiva

A Tecnologia em jogos digitais e seus benefícios na Reabilitação Cognitiva

 

 

cris.jpgUNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

CAMPUS CATALÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

DOCENTE: WOLNEY HONÓRIO FILHO

DISCENTE: CRISTIANE GONÇALVES DE ALMEIDA

 

 

Para aqueles que são loucos por jogos digitais, passam horas do dia e da noite em frente o computador ou vídeo game, deixando de lado os estudos e até mesmo sua vida pessoal e profissional, agora podem se especializar e trabalhar na área que mais gosta, fazendo um curso superior em Tecnologia em jogos digitais, que permite criar e desenvolver games.

 

O curso conta com aulas de computação gráfica, game design, técnicas e criatividade em 3D, interface de aplicações de suas ferramentas no audiovisual e na modelagem e visualização de projetos de engenharia, arquitetônicos e científicos. Para isso, além de ser apaixonado por games, é preciso ter domínio em inglês e também em matemática.

 

O profissional pode trabalhar como programador em empresas de software, publicidade, projetista e desenvolvedor de tecnologias, além de atuar desenvolvendo jogos digitais, uma vez, que essa indústria de jogos está se expandindo rapidamente, garantindo emprego para todos que se formam na área.

 

        Diante a realidade tecnológica que vivenciamos, e a necessidade de novas didáticas, é interessante refletirmos sobre a relação tecnologia X cultura, e de que maneira podemos adotá-la como metodologia de ensino-aprendizagem, principalmente nas áreas de Comunicação, Linguística, Computação e reabilitação cognitiva, possibilitando o diálogo e a troca de informações. Na reabilitação cognitiva, podemos utilizar os jogos para estimular a atenção, concentração e a memória, trazendo ótimos resultados em pessoas portadoras de distúrbios neuropsiquiátricas.

 

 As atividades lúdicas, utilizando os jogos digitais, permite desenvolver o raciocínio, aprendizagem e as habilidades, diminuindo as limitações e permitindo realizar normalmente suas tarefas diárias. Portanto, quando falamos de reabilitação cognitiva, estamos nos referindo ao desempenho físico, intelectual e social, uma vez que, a interação é o principal meio de comunicação.

 

Durante a terapia com jogos, conseguimos avaliar a deficiência dos sentidos cognitivos e qual seu déficit. A partir da avaliação, utilizam-se os jogos criados especialmente para esse tipo de tratamento, sendo possível trabalhar o nível dos jogos que cada pessoa necessita, permitindo que o cérebro possa fazer novas conexões neurológicas. Assim, o uso dos jogos eletrônicos no cotidiano das pessoas que necessitam da reabilitação produz um estímulo bem mais eficaz que a estimulação psicomotora tradicional, tornando-se um complemento considerável no tratamento dos pacientes.

About these ads
Esse post foi publicado em Estudantes, Jogos, reabilitação cognitiva. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A Tecnologia em jogos digitais e seus benefícios na Reabilitação Cognitiva

  1. Parabéns…. ficou muito bom, muito interessante, eu não sabia que existia curso superior para os “viciados” em video game! Muito interessante, ótmimo tema e sucesso sempre! Você merece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s