Educação e tecnologia: um desafio ou uma estratégia para os professores?


Educação e tecnologia: um desafio ou uma estratégia para os professores?

 

 foto.jpgUniversidade federal de Goiás

Campus Catalão

Disciplina: ECM Educação Comunicação e Mídia

Professor: Wolney Honório Filho

Aluna: Ana Paula Pacheco Silva

Sétimo período de Educação Física

 

 

Historicamente a tecnologia usada na educação escolar é um pouco mal vista e mal compreendida. Hoje em dia, por mais avançado que a tecnologia seja, muitos professores e escolas ainda não utilizam desses meios em sala de aula.

 

No entanto, por mais viável que seja usar da tecnologia para ensino aprendizagem, ainda é um grande desfio. Todos nós sabemos o quanto a tecnologia facilita o decorrer da nossa vida. Como por exemplo, ao invés de visitarmos uma determinada pessoa para discutir sobre algo, e termos que se deslocar, levando em conta tempo, disponibilidade e dinheiro, nos deixando mais ocupado com aquele determinado problema, podemos simplesmente pegar um meio de comunicação como um celular e ligar pra esse determinado indivíduo. Assim, resolvendo com mais facilidade e nos dando mais opções de tempo para resolvermos mais coisas no decorrer do dia, fazendo o nosso dia, em tese, ser mais produtivo.

 

Existem vários meios tecnológicos e um amplo universo e maneiras para a utilização da tecnologia. Se atualmente a tecnologia está presente em nossas vidas, qual desafio dos professores para incluírem as novas tecnologias no processo de educação de alunos na escola?

 

Hoje em dia é cada vez mais difícil a atenção dos alunos em sala de aula. E difícil também é dar aula com toda essa tecnologia; nootbook, tablet, celular. Tudo é muito facilitado. A comunicação com o mundo fora da escola não é mais um desafio. A internet é tão acessível, que até mesmo no celular se pode acessar.

 

Quem pode garantir que o aluno está prestando atenção na aula, com o celular em mãos? Ele pode estar com o corpo na sala, mais sua concentração em um bate papo, no MSN, facebok ou até mesmo procurando algum site para pesquisar sobre algo que possa ajudá-lo a concluir a tarefa que não fez em casa.

 

Cabe ao professor compreender a riqueza que tem em mãos, e utilizar desses meios como forma de chamar a atenção dos alunos. Com certeza, se usar de forma pedagogicamente não haveria nenhuma perda, e somente ganhos. Os professores, utilizando a tecnologia de forma pedagógica, conseguiriam abranger um número maior de atenção por parte dos alunos interessados na aprendizagem da aula.

 

Esse post foi publicado em educação, Estudantes, professores, Tecnologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s